Entenda os benefícios da água para o organismo

Entenda os benefícios da água para o organismo

Em 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água, lembrando da importância de preservar esse recurso natural. Os benefícios da água para o organismo resultam no bom funcionamento de todo o corpo, desde a regulação do intestino até a hidratação da pele e dos cabelos.

Não ingerir a quantidade de água necessária por dia pode ocasionar diversos problemas, como pele seca, cabelos fracos, inchaços, hipertensão e cálculos renais. Essas e outras complicações podem ser evitadas com o consumo de, no mínimo, um litro de água por dia.

5 benefícios da água para o organismo

Entre os principais benefícios da água está a contribuição para o bom funcionamento de todo o organismo, facilitando o transporte e a absorção dos nutrientes pelo corpo. Ela auxilia na manutenção celular e dos órgãos, no fortalecimento do sistema imunológico e no equilíbrio hormonal.

1. Hidrata a pele

Com a pele hidratada, os tecidos ficam mais firmes e menos propensos ao aparecimento de rugas. A água também estimula a formação de ácidos graxos, responsáveis pela lubrificação da pele, protegendo-a de micro-organismos e da evaporação excessiva de água, além de construir uma barreira de proteção contra os agentes externos.

O líquido ajuda, ainda, a combater a acne, as estrias e as indesejadas celulites, pois a água elimina as impurezas do organismo, facilita a evacuação e melhora a circulação sanguínea.

2. Melhora o funcionamento do intestino

Um dos principais benefícios da água é o auxílio para o bom funcionamento do intestino, pois o sistema digestivo necessita de uma grande quantidade do líquido para trabalhar de forma adequada. Beber água ajuda a solucionar os problemas de acidez estomacal e, em conjunto com as fibras, pode diminuir a prisão de ventre.

3. Regula a temperatura corporal

As propriedades térmicas da água têm a função de liberar o calor do corpo, ajudando a manter a temperatura corporal regulada. Isso proporciona mais energia para o corpo e mantém os músculos e as articulações lubrificados, evitando cãibras e distensões.

4. Melhora a circulação sanguínea

Esse é um dos benefícios da água que se reflete em várias partes do corpo. Beber bastante o líquido aumenta o volume de sangue e melhora a circulação. Isso contribui para a saúde do coração e também evita que o organismo retenha sódio, evitando os inchaços.

5. Ajuda a emagrecer

O consumo de líquidos durante o dia ajuda no processo de perda de peso, pois beber água antes e entre as refeições aumenta a sensação de saciedade e diminui a vontade de comer doces. Além disso, melhora o funcionamento do intestino, o que também ajuda a emagrecer.

Como garantir os benefícios da água


A quantidade ideal de consumo para garantir os benefícios da água é de um a dois litros por dia. Já a falta do líquido no organismo compromete o movimento das articulações, reduzindo a lubrificação, além de dificultar o controle da temperatura corporal.

Beber pouca água compromete o transporte de vitaminas e minerais para as células, dificulta o trabalho dos rins e do intestino, deixa a pele seca e contribui para cãibras, dormências e problemas ósseos.

A desidratação também é um grave problema, causando fadiga, cansaço e dor de cabeça. Ela também leva à diminuição do tônus, da textura e da elasticidade da pele.

Conceição Gás & Água
A Conceição Gás & Água é um dos principais distribuidores de gás e água da cidade de Indaiatuba no interior do estado de São Paulo.

Gostou deste post? Deixe seu comentário