7 cuidados para tomar com Gás de Cozinha

7 cuidados para tomar com Gás de Cozinha

O gás de cozinha merece uma seção especial de recomendações para você ter mais segurança dentro de casa na hora de manusear o botijão, cozinhar ou até mesmo quando não estiver em uso.

Formado por uma mistura de gases derivados do petróleo, o GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) é inflamável e exige muitos cuidados em seu manuseio. Por não ter cheiro, o enxofre é um componente adicionado ao GLP para servir de alerta em casos de vazamentos. Caso isso ocorra, pode causar asfixia em quem permanecer no local e até incêndios ou explosões.

Para manter sua residência segura e proteger sua família, preparamos um guia especial para você compartilhar com seus amigos, conhecidos e familiares.

CONFIRA 7 CUIDADOS ESSENCIAIS QUE VOCÊ PRECISA TER EM CASA OU EM SEU APARTAMENTO E CONDOMÍNIO:

1)    Local da Instalação:

Antes de escolher o local para instalar o botijão de gás, os cuidados começam com o espaço da cozinha destinado ao fogão. É fundamental que ele fique longe de correntes de ar ou que janelas e portas estejam fechadas enquanto ele estiver em uso. O vento pode apagar a chama e causar vazamentos. Já o botijão deve estar longe de umidade, chuva e sol. Descarte guardá-lo no armário da pia ou no porão, já que o gás não pode ser instalado em local fechado. Não deixe também próximo a outros produtos inflamáveis e fontes de calor. Outro detalhe importante são as mangueiras: nunca passe a mangueira por trás do fogão. O calor danifica o plástico, derretendo ou provocando rachaduras e possíveis vazamentos.


2)    Normas de instalação:

Lembre-se que o gás de 45 ou 90 quilos deve ter instalações centralizadas, seguindo as normas da ABNT, e em ambiente externo. Mora em apartamento? Fique atento com o registro de gás. Ele deve ser fechado sempre que o gás não estiver em uso.


3)    Segurança no botijão:

O registro abre e fecha a passagem de gás. Por isso, sempre que não estiver em uso, mantenha fechado para evitar acidentes. Em caso de vazamentos, procure fechá-lo imediatamente. A mangueira deve ser de plástico PVC transparente e com o prazo de validade visível. Na hora da troca, utilize sempre as duas mãos. Nunca faça com outras ferramentas e equipamentos.


4)    Atenção para a compra:

Na hora de comprar o gás, preste atenção na distribuidora. Verifique se o caminhão que fará a entrega e o botijão possuem selos de identificação. Se o lacre vier violado, recuse o produto. Botijões muito amassados e enferrujados também devem ser descartados.


5)    Na hora da troca:

Faça a troca do botijão assim que você perceber que a alimentação das bocas estiver deficiente. Atenção: nunca vire ou deite o recipiente. Os resíduos de gás que ainda se encontram no interior do botijão podem provocar acidentes.  Na maioria das vezes, são os próprios vendedores que trocam o gás. Por isso, sempre faça a troca com empresas de confiança e identificando, em seguida, se a instalação foi bem feita e se não há vazamentos.


6)    Identificando vazamentos:

Se você achar que tem vazamentos no seu botijão, um teste simples e rápido é bem eficiente para detectar riscos. Pegue uma esponja de louça e aplique sabão. Esfregue na borboleta de conexão e observe a reação. Se começar a formar bolhas nessa espuma é sinal de que há vazamento. Entre em contato imediatamente com sua fornecedora de Gás. Em casos mais graves, acione o Corpo de Bombeiros.


7)    Acendimento seguro:

Na hora de acender o fogão ou o forno, abra o registro e sempre risque o fósforo antes de mexer na boca. Girar o botão antes faz com que o gás seja liberado imediatamente, o que pode ser perigoso. Se ocorrer um vazamento enquanto o fogo estiver acesso, feche imediatamente o registro, se possível. Procure afastar as pessoas do local, desligar a chave geral da eletricidade e chamar por ajuda, ligando para o Corpo de Bombeiros de sua cidade.

Seguir esses conselhos é fundamental para ficar sempre tranquilo e garantir a proteção de sua família.

E você, tem mais uma dica sobre segurança com gás para compartilhar?


Conceição Gás & Água
A Conceição Gás & Água é um dos principais distribuidores de gás e água da cidade de Indaiatuba no interior do estado de São Paulo.

Gostou deste post? Deixe seu comentário